Para aqueles que sempre sonharam em ter acesso a programas educacionais de primeira linha, o departamento de Cidadania e Imigração do Canadá (CIC) tem boas notícias: “O Canadá tem um dos melhores e mais respeitado sistema de educação de todo o mundo”. 

A Loonie coloca todo o seu conhecimento e experiência a serviço do candidato, oferecendo assessoria na escolha do melhor curso, instituição ou cidade. Desenhamos uma estratégia sob medida para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais, seja a obtenção de diploma internacional ou busca da residência permanente no país. Veja abaixo, o que você precisa saber sobre o sistema educacional canadense e para ser admitido em uma instituição de ensino no país.


Sistema Educacional, Admissão & Vistos

Entenda o Sistema Educacional Canadense

O sistema educacional no Canadá varia de acordo com a província. O ensino de primeiro e segundo grau pode ir até a 13a série, com aulas que vão de Setembro à Junho. Estes estudantes domésticos têm um processo diferente dos estudantes internacionais para a admissão em universidades e cursos técnicos. Para estes estudantes, geralmente, os processos admissionais levam em consideração o rendimento escolar, as atividades extra-curriculares e envolvimento com a comunidade. 

Processos de Admissão para Estudantes Internacionais
Cada instituição de ensino tem critérios e processos específicos para a admissão de estudantes internacionais. Certamente exigirão a tradução dos certificados de conclusão de cursos realizados pelo estudante (ensino médio ou universidade), diplomas e certificados de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS). A nota exigida pelas instituições de ensino variam de acordo com o   programa escolhido pelo aluno. No caso dos MBAs, também, são pre-requisitos GMAT e SAT.

Tarifas (Tuition) 
Diferente do Brasil, no Canadá não existe o conceito de mensalidade. Os programas universitários que contam com tarifas diferenciadas para estudantes internacionais, são pagas no início de cada “semestre” que tem duração de quatro meses.

Ano Letivo no Canadá
Os “semestres” (terms) variam de acordo com o programa e duram de Setembro a Dezembro (fall) e de Janeiro a Abril (winter). Entre Maio e Agosto (spring/summer) a quantidade de cursos oferecidos é menor, pois é o período de férias escolares. Lembrando que cada caso é um caso e há programas intensivos que oferecem cursos o ano todo.

Carga Horária dos Cursos
No Canadá, o estudante internacional que venha a frequentar, em período integral, curso universitário ou técnico em instuições de ensino designadas pelo governo canadense poderá trabalhar até 20 horas semanais durante o ano letivo ou período integral durante as férias ou recessos. Quem determina a carga horária considerada como integral (full time) é a própria instituição de ensino. Estes critérios são os mesmos que garantem que os familiares diretos do estudante (cônjuge e filhos) estão aptos para solicitar uma permissão de estudos e trabalho aberta.  

Vistos & Permits
Para obter visto e permissão para estudar no país, o aluno deverá apresentar carta de aceitação da instituição de ensino, comprovar renda suficiente para arcar com as despesas pessoais, com a anuidade do curso (valores pré-estabelecidos pelo governo), apresentar certidão de antecedentes criminais e fazer exame médico com profissional designado pelo governo canadense além de pagar todas as taxas necessárias.

O tempo de processamento de vistos e permits varia e é atualizado pelo governo canadense.


 

Entenda a diferença entre os programas universitários:

No Canadá, quando as instituições de ensino mencionam post graduate programs, elas se referem aos programas oferecidos para estudantes que já concluíram o ensino médio e, as vezes pode causar um pouco de confusão na cabeça do candidato. 

Os post graduate programs têm cargas horárias diferentes (de um ano a quatro anos) e oferecem diferentes títulos após conclusão de cursos (certificates, diplomas ou degrees). 

Undergraduate

No Brasil, Undergraduate Programs normalmente encontram sua equivalência em cursos de graduação, bacharelados, cursos técnicos e profissionalizantes.   

 

Certificates
Cursos técnicos com duração estimada de um ano.
Oferecem um certificate na conclusão do curso. 

Diplomas
Cursos de graduação com duração média de dois anos.
Oferecem um diploma na conclusão do curso. 

Degrees (Bachelor)
Cursos de graduação com duração média de quatro anos equivalente ao bacharelado brasileiro.
Oferecem um degree na conclusão do curso. 


Entre em contato com a Loonie e agende uma consulta >
(Avaliação de perfil, levantamento de necessidades e elaboração de estratégia para admissão e obtenção de visto e permits).