POR GABRIELA GHISI · PUBLISHED 03/08/2018 · UPDATED 03/08/2018
Hoje eu vou escrever um texto sobre um assunto que muita gente tem dúvida: será que vale a pena fazer um intercâmbio durante o inverno no Canadá? Sim, ainda existe aquele mito que você não vai aproveitar o tempo aqui se estiver muito frio, que não dá para sair de casa e que você não vai conseguir conhecer a cidade. Tudo inverdade. Inclusive, se eu colocar no papel os prós e contras de vir no inverno e no verão acho que o inverno acaba ganhando. Claro que é necessário um planejamento, mas estando bem organizado dá para curtir esta experiência ainda mais nos meses frios. E neste post eu vou explicar o porquê.
- Vai ser uma experiência diferente de tudo aquilo que você já viveu no Brasil O primeiro motivo é simples mas muito importante: você vai viver algo que nunca viveu antes. Eu sempre acredito que as pessoas viajam e buscam morar fora por um tempo porque querem ter novas experiências de vida e realmente fugir daquilo que estão acostumados no seu cotidiano. E nada melhor do que vir para o Canadá durante o inverno e ter a experiência de ver neve e viver no meio dela e do frio. É algo diferente, assustador, desafiador e incrível, e que certamente irá mudar a sua maneira de viver a vida.
- Saiba que apesar do clima frio você vai sobreviver Eu até consigo entender o medo que as pessoas tem quando pensam em sentir -10C, -20C ou até -30C… para quem nunca sentiu frio isso é realmente assustador. Mas ao mesmo tempo se não fosse possível ou se o Canadá não fosse adaptado para o frio não teriam grandes cidades e pessoas morando aqui, certo? Às vezes a oportunidade de estudar fora e ter uma experiência internacional surge somente uma vez e sinceramente não dá para abandonar tudo de bom que isso vai trazer na sua vida por causa do frio. Eu te garanto: você vai sobreviver. É preciso ter a roupa certa e alguns cuidados – conta mais sobre isso neste post aqui – mas o frio não irá te impedir de curtir esta experiência e de viver dias ou meses incríveis no país.
- As cidades não param Um mito totalmente errado envolvendo o intercâmbio no inverno é o de que você não vai conhecer ninguém, não vai conseguir conhecer a cidade e que vai ser difícil se locomover e viver por aqui. Isso é totalmente errado. Na verdade, eu penso que seria o oposto, já que é no verão as pessoas tiram férias, viajam e acabam saindo do país. No inverno há apenas uma pausa escolar entre Natal e Ano Novo e as aulas acontecem normalmente, dificilmente os Canadenses viajam nesta estação (ou pelo menos ficam a maior parte do tempo fora como é o caso do verão) e você vê menos turistas e mais locais, situação perfeita para conhecer pessoas e fazer amizades. A cidade não pára. A vida não pára. Ela apenas segue um ritmo diferente.
- Oportunidade de praticar esportes de inverno Eu e meu marido sempre amamos esquiar e fazer snowboard e lembro que quando morávamos no Brasil a gente planejava viagens para praticar estes esportes. Agora, imaginem morar em um país onde a gente pode praticar estes esportes – e tantos outros – diariamente. É realmente fantástico e uma oportunidade maravilhosa de ter experiências diferentes, como disse no item 1 desta lista. Além do ski e snowboard há outros esportes de gelo que você pode praticar no inverno Canadenese, como cross-country ski, ice hockey, o curling, o ice skating, o ice fishing, andar de snowmobile e fazer snowshoe. Tantas opções incríveis e tantas memórias para serem feitas.
- Aprender a viver no frio (e não ter medo dele) Muitas pessoas buscam fazer intercâmbio ou estudar no Canadá por um período para tentarem depois uma residência permanente e viver no país. E para estas pessoas eu SEMPRE indico que sua vinda deve ser planejada no inverno. Isso porque se você planeja vir para um país com um inverno rigoroso deve sempre vivenciá-lo antes de largar tudo no Brasil para vir para cá, para ter certeza que está fazendo a escolha certa. Esta é a mais pura verdade. Nós, como Brasileiros, já estamos acostumados com o verão, então vir para cá no verão não é nada novo. Agora, ter que sair de casa com temperaturas abaixo de -10C ou -20C e andar para pegar o ônibus para ir para a escola é outra realidade e acaba virando uma rotina se você morar aqui. Portanto, vir por um tempo pode ser um bom teste para saber se o Canadá é o país certo para você.
- Uma palavra: neve Sim, uma das principais razões que você vai querer vir para o Canadá no inverno é ver neve e viver um tempo com neve. Depois de morar 8 anos no Canadá eu ainda me encanto em dias nevados e sou daquelas que, mesmo estando em casa, coloco uma roupa de frio e vou na rua para ver a neve fofinha recém caída e bater fotos. Neve realmente é linda, encantadora e tudo aquilo que imaginamos. Mas é preciso saber que com a neve vem coisas boas e ruins. Entre as coisas boas estão as brincadeiras de neve, como guerra de neve, bonecos de neve e tobogãs nos parques da cidade. Entre as coisas ruins estão um trânsito mais perigoso, o black ice e a meleca que fica na rua depois. Mas, acho que tudo vale para você ter a experiência e saber como é viver em um país com neve. Para te ajudar a ver estatísticas de neve nas principais cidades do Canadá indico este site aqui.
- Aproveitar as férias escolares do Brasil Um outro motivo para você vir fazer intercâmbio no inverno do Canadá é que este período é o de férias escolares do Brasil; ou seja, você não precisa perder aula para estudar 1-2 meses de inglês por aqui. Isso serve para estudantes de cursos superiores no Brasil e também famílias que querem ter esta experiência com seus filhos. Eu lembro que quando tinha uns 17 anos eu fui nas minhas férias de inverno visitar minha irmã – que na época morava em Boston, USA – e estudei inglês por este tempo. Foi uma experiência super válida para mim, muito mais no sentido de abrir minha cabeça e meus horizontes e me mostrar que o mundo era grande e que eu queria explorá-lo por inteiro. Quero isso também para meus filhos e sei que muitos pais também. Então um intercâmbio no inverno pode ser uma ótima opção.
- O Natal no inverno Passar o Natal no pólo norte – literalmente – e cercado de neve e frio é um bônus de toda esta experiência. O Natal aqui é lindo, bem menos comercial e tem um charme a mais. A semana entre Natal e Ano Novo pode ser passada em um chalé na montanha, uma estação de ski ou mesmo em uma grande cidade. Não importa. A magia do Natal parece aguçada na presença de neve e frio. Claro que passar o Natal no inverno não deve ser o principal motivo para você querer fazer intercâmbio por aqui nesta época do ano mas, quer saber, conta bastante porque será uma daquelas experiências únicas que você irá viver aqui e irá mudar bastante a sua vida. Tenho certeza.
- Fugir do agito do verão Brasileiro Este motivo é bem pessoal mas super válido, especialmente se você vem de uma cidade cheia de praias e agito durante todo o verão como eu, que sou de Florianópolis. Lembro que de dezembro até início de março eu não reconhecia a minha cidade e achava ela sempre lotada, com trânsito caótico, mais criminalidade, praias sujas e não conseguia me sentir em casa. Era só por março que a gente conseguia “curtir mesmo a Ilha da Magia” e por causa disso acabávamos sempre planejando nossas viagens e férias nesta época do ano, para fugir mesmo deste agito desordenado que a gente não gostava. Se você também tem este sentimento e acha que a vida na sua cidade fica mais cheia, cara e caótica no verão, uma boa opção é buscar um intercâmbio nesta época do ano.
- As incríveis atrações de inverno espalhadas pelo Canadá Você veio para o Canadá no inverno e, obviamente, vai também passear e explorar o país e regiões vizinhas da cidade que você escolheu morar. O frio pode até limitar algumas atividades ao ar livre, mas também proporciona tanta coisa linda que você só consegue ver se estiver por aqui no inverno. E tem tanta coisa incrível por aqui que você vai ficar de boca aberta. Entre as atrações incríveis eu indico as seguintes: a maior pista de patinação do gelo do mundo no Canal Rideau de Ottawa, o hotel de gelo de Quebec City, as cataratas do Niagara congeladas, os castelos de gelo de Edmonton, a incrível estação de ski em Whistler, a Aurora Borealis (mais intensa nos meses frios) em várias regiões do país, e muito mais.
Planejamento na hora de organizar seu intercâmbio no inverno Estudar fora do Brasil é um super investimento que necessita muito planejamento e muito conhecimento, para ter certeza que a escolha que estamos fazendo é a correta. E este planejamento é ainda mais importante no inverno, para que você consiga curtir bem esta experiência e tenha todas as dicas e informações para escolher a melhor escola, melhor hospedagem e o melhor curso. E é por isso que eu realmente acredito que você deve procurar uma empresa especializada para te ajudar na decisão de escolher a melhor escola e o melhor curso, baseado no seu perfil. E a empresa que eu indico é a Loonie Canada. Eu já apresentei a empresa aqui no blog e tenho recebido muito feedback positivo dos leitores que vieram para cá com eles e tiveram apoio e ótimos momentos.
Para entrar em contato com a Loonie é só preencher este formulário aqui no blog. E para mais informações:
Telefone: +1 416 855 7707
Email: contact@looniecanada.com
0 responses on "Intercâmbio no inverno do Canadá: por que escolher?"